Le portugais en vidéos 09 (A mulher da nota)


 

Apprenez le portugais en visionnant notre sélection de vidéos avec leurs transcriptions afin de travailler votre compréhension, votre conjugaison et votre prononciation.

  • Niveau basique/intermédiaire : Lisez la transcription, essayez de trouver des mots que vous connaissez. Regardez la vidéo et lisez la transcription en même temps. Visionnez-la une deuxième fois en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.
  • Niveau intermédiaire/avancé : Visionnez la vidéo et essayez par vous-même de faire la transcription. Comparez votre transcription avec l'original.
    Visionnez-la  à nouveau en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.

 

Narrador

Ei, você aí... Me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...

 

Ei, você aí... Me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...

 

Nosso coração vira mesmo um Carnaval quando o quinto dia útil do mês chega. É ou não é? Coisa boa é ter aquele dinheirinho pra comprar aquele presente pra nós mesmos, não é, não?

 

Agora, você já parou para olhar o seu dinheiro e a nota do real? E se eu te contasse que o rosto que aparece em todas as células é de uma mulher. Nós também nunca tínhamos parado pra pensar no gênero do rosto das notas de real e ela é um símbolo muito importante na história. Mas, e aí? Você sabe me dizer quem é a mulher que aparece na nota do real?

 

Eu sou o Guilherme Marques e seja muito bem-vindo aqui ao “Fatos Responde”.

 

...

 

Foi o próprio Banco Central o emissor das notas do real quem desvendou o mistério sobre o tal rosto.

 

A figura nada mais é que a representação simbólica da República que é uma forma de governo onde os representantes são escolhidos pelos cidadãos.

 

A palavra república vem do latim “respublica” e quer dizer “coisa do povo”, “assunto público”. O rosto que vemos nas células de dinheiro foi inspirado num quadro do pintor francês Eugène Delacroix chamado “Liberdade guiando o povo”.

 

Em 1830, a República era representada de modo romantizado e, por isso, vem personificado na figura de uma mulher muitas das vezes. A República que vemos nas notas de real é a representação de uma escultura ao invés de uma pintura. Por isso, tem uma aparência de uma estátua maciça.

 

Há uma outra versão que diz que a mulher do quadro de Eugène tinha o nome de Marianne que, por coincidência ou não, é muito usada na maçonaria.

 

Só por curiosidade, a maçonaria teve um grande papel durante a Revolução Francesa que tinha como slogan “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Dizem até que a estátua da liberdade também tem o rosto da tal garota Marianne – que é a junção dos dois nomes mais populares da França na época: Marie e Anne.

 

Mas, e aí? Curtiu descobrir quem é a moça da estampa o seu dinheiro? Então, me conta isso e muito mais aqui embaixo pelos comentários.

 

Grande abraço pra você e a gente se encontra no próximo Fatos Responde.

Tchau.

 


Este é um vídeo do canal Fatos Desconhecidos. Para conhecer o canal, clique aqui.


 Outros vídeos:

 

portugais en vidéos