Le portugais en vidéos 11 (Como as Pessoas Cegas Sonham)

 

Apprenez le portugais en visionnant notre sélection de vidéos avec leurs transcriptions afin de travailler votre compréhension, votre conjugaison et votre prononciation.

  • Niveau basique/intermédiaire : Lisez la transcription, essayez de trouver des mots que vous connaissez. Regardez la vidéo et lisez la transcription en même temps. Visionnez-la une deuxième fois en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.
  • Niveau intermédiaire/avancé : Visionnez la vidéo et essayez par vous-même de faire la transcription. Comparez votre transcription avec l'original.
    Visionnez-la  à nouveau en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.

 

narrador

Cada ser humano deste planeta é capaz de sonhar. Enquanto milhares pessoas são incapazes de lembrar dos seus sonhos quando acordam, algumas lembram de cada detalhe.

 

Os seres humanos gastam cerca de 6 anos de sua vida sonhando. Mas você já pensou sobre o que as pessoas cegas sonham?

 

Pois é isso que vamos te responder hoje. Mas antes, inscreva-se aqui no canal e ative o sininho de notificações para que você não perca nenhum vídeo. Muito obrigado.

 

Os sonhos são experiências muito visuais. Eles jogam contra os sentidos e desencadeiam sensações estranhas que podem alterar nossa percepção da realidade. São experiências fantasmagóricas, complexas e que são moldadas pelas coisas que comemos, quanto exercício estamos recebendo ou que posição você está quando está dormindo. Mas vamos direto ao ponto. Como as pessoas cegas sonham?

 

Como não têm memória visual, os cegos de nascença não sonham com imagens e sim com os outros sentidos. Ouvem coisas, têm sensações táteis e sentem cheiros. Também sonham que estão fazendo algum movimento. E assim como as pessoas que enxergam, é comum sonharem que estão voando ou caindo de grandes alturas.

 

Essas sensações estão presentes também nos sonhos das pessoas com vista normal, só que nelas o sentido da visão predomina, chegando a ocupar 60% do sonho, enquanto os outros sentidos muitas vezes passam despercebidos, afirma o neurologista Luiz Wagner, especialista em distúrbios do sono do Hospital das Clínicas em São Paulo.

 

Se há um sentido que costuma predominar nos sonhos dos cegos é o da audição. Já aqueles que não nasceram cegos, mas perderam a visão por doença ou acidente, possuem memória visual e podem sonhar com imagens. A quantidade e a forma dessas imagens irão depender da época de quando a pessoa perdeu a visão.

 

Se, por exemplo, a pessoa ficou cega com menos de um ano de idade, serão imagens muito rudimentares, pois os bebês ainda não conseguem enxergar direito. Sendo assim, os cegos não sonham igual a quem tem a visão perfeita.

 

E você? O que achou desse vídeo? Conte pra gente aqui nos comentários. Se você gostou desse assunto, não se esqueça de deixar o seu like e se inscrever aqui no canal Mundo Desconhecido e ativar o sininho de notificações para que você não perca nenhum vídeo. Muito obrigado por assistir e até a próxima.

 


Este é um vídeo do canal Mundo Desconhecido. Para conhecer o canal, clique aqui.


 

Outros vídeos:

portugais en vidéos