Le portugais en vidéos 16 (Criolo e críticas)

 

Apprenez le portugais en visionnant notre sélection de vidéos avec leurs transcriptions afin de travailler votre compréhension, votre conjugaison et votre prononciation.

  • Niveau basique/intermédiaire : Lisez la transcription, essayez de trouver des mots que vous connaissez. Regardez la vidéo et lisez la transcription en même temps. Visionnez-la une deuxième fois en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.
  • Niveau intermédiaire/avancé : Visionnez la vidéo et essayez par vous-même de faire la transcription. Comparez votre transcription avec l'original.
    Visionnez-la  à nouveau en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.

 


 

Les baianos (Brésiliens de l'état de Bahia) sont connus pour aimer le piment très très très fort ! Dans cette vidéo, des baianos défient des paulistas (Brésiliens de l'état de São Paulo) à manger des piments. Qui va gagner ?

 

 

Você está no Trip FM.

 

Música.

 

Ce acha que ce já nasceu com essa musicalidade ou é um negócio que você foi desenvolvendo?

Ce (português coloquial) = você (português padrão)

 

O que contribuiu muito pra mim foi ser filho de nordestinos e morar num bairro chamado Grajaú, num bairro de periferia com pessoas do Norte, Nordeste, do Sul do país. Então, eu escutava de um lado maxixe, de outro samba. Eu escutava forró, eu escutava embolada, samba de breque... E a gente é criança, aquilo vai... A gente vai guardando aquilo e em algum momento ia desaguar.

maxixe, samba, forró, embolada, samba de breque = type de musique brésilienne

 

Música.

 

Tem uma trajetória já bem longa no rap, mas ficou bem mais famoso agora nos últimos anos. Com a fama, a gente sabe que vêm as críticas mais fortes, uns ataques. Comé que ce tá lidando com isso?

Comé que ce tá... (português coloquial) = Como é que você está...(português padrão)

 

Eu entendo. Eu respeito a opinião das pessoas. Mas eu tenho 23 anos de caminhada e vivi e vivo o hip-hop brasileiro de modo maravilhoso e ele que me deu autoestima e força pra falar: “Olha, se a tua poesia tá seguindo pra esse caminho...Vai, ce já fica ...

tua (português coloquial) = sua (português padrão)


Música.

 

O hip-hop, ele é uma mescla de uma série de coisas. O hip-hop, ele é generoso. Ele é solidário. Ele visita tua casa, ele te chama pra colocar cores nas paredes que estão cinzas.

 

Ce acha que ce é uma pessoa com um certo componente de tristeza?

 

Não é que eu seja triste ou melancólico. É que eu enxergo o que acontecendo ao meu redor. Eu vejo todos os dias exemplos maravilhosos de pessoas que tão lutando e tão querendo que o país se desenvolva e dão amor pro seu filho depois de 12 horas de trabalho e 6 horas numa condução... Falar da realidade que me cerca. Não é ser triste. É ser realista.

tá/tão (português coloquial) = está/estão (português padrão)


Música.

 

Vida na periferia de São Paulo tem melhorado?

 

O movimento das pessoas em procurar melhorias, a vontade latente de se organizar e não aceitar o que tá posto... Cada vez eu enxergo com mais força, com mais beleza, com mais atitude. E se isso acontece, é porque isso é reação a algo que tá incomodando.

 

Existe o que tá posto e existe a tua mente, a tua vontade e você vai lutando, cara. Lógico que tem uma hora que você cansa.

 

Música.

 

Comé que é a estética num trabalho como o teu, cara? A estética nesse sentido, né? De luz, de roupa, de figurino e etc?

 

Eu procurei escolher algumas coisas que me eram assim... Tinham símbolos pra mim. Tem uma bata minha indiana que eu ganhei de uma pessoa muito querida. Eu quis usar. Tem uma camisa comprada de camelô da Gaviões da Fiel que o meu pai de deu de presente, que ele comprou na feira.

 

A importância de você ter um momento de homenagear essas pessoas que passaram pela tua vida, pô. Eu imagino meu pai chegando lá com os colega falando “Ó a camisa lá que eu dei pro menino”.

pro (português coloquial) = para o (português padrão)

Então, as coisas foram se moldando dessa forma, assim, sabe? De modo natural, assim. Que é tudo mais simples. E quando tem significado fica mais leve porque...é... ce em que ser generoso, cara.

 

É de verdade?

 

É de verdade. Ce tem que ser generoso antes de você poder dividir e falar “Olha, ce tá presente aqui nesse momento porque você esteve presente na minha vida toda.

 

Compartilhar.

 

 

Este é um vídeo do canal Trip TV. Para conhecer o canal, clique aqui.

 


 

Outros vídeos: