Le portugais en vidéos 12 (O otimista é alienado?)

 

Apprenez le portugais en visionnant notre sélection de vidéos avec leurs transcriptions afin de travailler votre compréhension, votre conjugaison et votre prononciation.

  • Niveau basique/intermédiaire : Lisez la transcription, essayez de trouver des mots que vous connaissez. Regardez la vidéo et lisez la transcription en même temps. Visionnez-la une deuxième fois en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.
  • Niveau intermédiaire/avancé : Visionnez la vidéo et essayez par vous-même de faire la transcription. Comparez votre transcription avec l'original.
    Visionnez-la  à nouveau en marquant des pauses afin de répéter les phrases à haute voix en lisant.

 

 

Tem muita gente que considera o otimista como um alienado, mas na verdade é o contrário. O otimista é aquela pessoa que reconhece o problema, só que ele sempre dá ênfase na solução.

 

Intro.

 

O otimismo é uma coisa que me encanta. Só que...é...por experiência própria o otimismo não é o dom de alguém. Você ser positivo ou você ser otimista é uma habilidade. Enxergar as coisas pelo lado positivo dá mais trabalho, porque ser negativo é muito mais fácil. A negatividade, a reclamação é algo que alivia. Não sei se você sabe. Na minha opinião, a reclamação é um grito de socorro. Quando alguém reclama, ele tá gritando pro socorro de uma maneira áspera sem demonstrar uma fraqueza.

 

Então, primeiro: ser positivo dá mais trabalho. Ser otimista dá trabalho, mas vale muito mais a pena. Eu não conheço nenhuma biografia dum cara que reclama. Eu não conheço nenhuma biografia dum cara negativo. Então, é muito importante você entender que o otimismo é o melhor caminho. A positividade é o melhor caminho.

 

Só que é importante você entender a diferença...que às vezes você acha que você não é negativo, às vezes você é positivo. Então, como eu compreendo: a pessoa positivada é aquela pessoa que reconhece os problemas que tem, mas sempre foca na solução. O negativo é o contrário, pra cada solução que você trás, ele sempre trás um problema equivalente.

 

Então, só nesse mindset já dá pra perceber. Então, é muito importante você ter esse balanço. Acreditar que a positividade é... Você começar a enxergar as coisas pelo lado positivo, vai dar trabalho no começo, ce vai ter que fazer um esforço, ce vai ter que forçar esse estado de que querer ver alguma coisa boa e, às vezes, tem uma buchas gigantes que vão aparecer dentro da tua estrada, tá? Mas vira um hábito. Você começa a ter uma visão mais aguçada, ce começa a ter uma percepção melhor e depois de um tempo vira hábito.

 

Aí, não importa o que aconteça com você, ce sempre vai conseguir extrair alguma coisa ótima, alguma coisa válida, alguma coisa proveitosa pra potencializar ainda os seus resultados, a sua performance e a sua execução e a sua personalidade e o seu desenvolvimento pessoal e humano também, beleza?

 

Então, escolha ser positivo. Vai dar mais trabalho? Vai. Vai ser mais desafiador? Vai. Ce vai ser mais condenado? Vai. Ce vai ser mais criticado? Vai. Ce vai ser mais julgado? Vai. Mas vai valer a pena? Muito. Beleza?

 

Ce conhece alguém que precisa elevar um pouco a positividade? Se conhece, vamo fazer a positividade falar mais alto. Espalha esse vídeo e deixa sua curtida embaixo preu ter um termômetro que tá fazendo diferença na tua jornada, beleza?

 

Abraço galera.

 

Este é um vídeo do canal Fala Caio. Para conhecer o canal, clique aqui.


 

Outros vídeos:

portugais en vidéos